terça-feira, 17 de julho de 2012

Avaliação das Disciplinas. Faça a sua parte!!!

Chegou o momento de elogiar e criticar os professores através da Avaliação das Disciplinas que acontecem do dia 14/07 a 25/07 no Portal do Aluno.

*---*----*---*----*---*----*---*----*---*----*

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Onde faço a Avaliação de Disciplinas?

No Portal do Aluno, entre com o número do seu cartão e senha, depois em ENSINO GRADUAÇÃO / ALUNO / Avaliação de Disciplinas.

2. Até quando eu posso fazer a Avaliação de Disciplinas?

O sistema ficará aberto do dia de 14/07 até 25/07, durante esse período, é possível alterar sua avaliação quantas vezes forem necessárias.

3. Qual o objetivo dessas avaliações?

Melhorar a qualidade do ensino através da análise dos principais problemas apontados e possibilitar correções para o semestre seguinte.

4. Por que devo participar?

Para que a informação sobre a qualidade do ensino prestado chegue aos responsáveis pela Gestão do Ensino. Por isso, faça sua parte e responda a avaliação.

5. Meu curso já é muito bom, preciso fazer as avaliações mesmo assim?

CLARO, mesmo que a maioria das disciplinas do teu curso esteja em perfeita ordem, sempre haverá problemas pontuais que devem ser corrigidos para que o curso mantenha a sua qualidade.

6. Minha avaliação será lida e analisada?

TODOS os comentários, sobre TODAS as disciplinas, são lidos integralmente pela Chefia do Departamento responsável pela disciplina. Além, é claro, da análise dos resultados quantitativos (as notas) sobre as diferentes questões apresentadas.

7. O que será feito com os resultados?

Todos os dados são analisados pelos órgãos competentes, Departamentos, COMGRAD e NAU visando solucionar os problemas que foram evidenciados.

8. Qual é o impacto das avaliações?

O maior impacto dessas avaliações é na metodologia de ensino e de avaliação da disciplina e na alocação dos professores nas disciplinas em cada semestre. Mesmo não havendo reação imediata, a reclamação recorrente de um mesmo professor em uma mesma disciplina tende a tirá-lo dela nos próximos semestres. Os resultados também influenciam as progressões funcionais dos professores.

9. Por que é importante termos uma grande participação dos alunos?

Sendo uma avaliação quantitativa, o número de indivíduos que participam tornam os dados obtidos mais representativos. Por isso, a participação é fundamental para que essa amostra reflita a realidade. O ideal, assim, é termos 100% de respostas!

10. O Aluno que fez uma determinada avaliação pode ser identificado?

Nenhum professor ou chefe de departamento consegue saber qual foi o aluno fez determinada avaliação.

11. Quem tem acesso às avaliações?

Membros dos Colegiados dos Departamentos e de COMGRADs, incluindo Representantes Discentes de ambos, podem solicitar acesso às avaliações dos docentes do Departamento ou Curso relacionado, respectivamente. Cada professor pode ver somente as avaliações relacionadas às disciplinas que ministrou, não tendo acesso as dos demais docentes.

12. Posso sofrer represálias se eu der uma nota baixa em uma avaliação?

Não.

13. Devo analisar somente a disciplina?

Não, a avaliação deve envolver o professor, a disciplina, e as condições estruturais, como sala de aula, biblioteca e laboratórios.

14. Posso analisar o plano de ensino da disciplina ou a metodologia de avaliação?

Deve.

15. Posso analisar o cumprimento do plano de ensino da disciplina e a legislação da UFRGS?

Deve.

16. Basta eu somente dar as notas ou é importante fazer um comentário no campo Espaço Aberto?

O campo livre para comentários dos alunos é MUITO MAIS IMPORTANTE do que as notas.

17. Devo ser rigoroso e criticar qualquer ponto da disciplina que eu não concorde?

Não, foque nos principais problemas da disciplina.

18. Posso elogiar ou criticar o Professor?

Pode, use o campo “Espaço Aberto” para isso, mas você deve fazer críticas construtivas de forma clara e objetiva. Evite fazer críticas pessoais ao professor.

19. É melhor eu fazer uma reclamação ou dar a sugestão para o Coordenador da COMGRAD/ Representante Discente ou pelo Sistema de Avaliação?

Deve-se sempre fazer a reclamação, crítica ou sugestão pelo Sistema de Avaliação, que é a forma institucional. Por outro lado, deve-se também relatar a queixa aos Representantes Discentes para que tomem providências junto às COMGRAD e aos Departamentos.

20. Uma turma que teve um problema pode conversar para focar seus comentários individuais no problema?

Um comentário isolado de um aluno é facilmente desqualificado por não ser representativo. Já se este comentário se repetir pela metade dos alunos da turma, então, podemos dizer que o problema se confirma e uma solução, com certeza, será encaminhada.

Texto Adaptado: http://www.dacomp.info

*---*----*---*----*---*----*---*----*---*----*

Faça a SUA Parte!!!