Zoonoses sacrifica Pit bull achada em bairro de Piracicaba após abandono
Segundo Secretaria da Saúde, cadela estava debilitada e não melhorou.
CCZ recolheu animal um dia depois que moradores pediram por socorro.
A cadela da raça pit bull que foi encontrada na última quarta-feira (2) em uma rua do bairro Jardim Sol Nascente, e que foi socorrida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) apenas na quinta-feira (3), teve que ser sacrificada na manhã desta segunda-feira (7). Os moradores pediram ajuda ao órgão na quarta, mas o apoio só veio depois que a imprensa interferiu.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da assessoria de imprensa, o animal foi abandonado e estava extremamente debilitado. A cadela passou por exames no CCZ e foram detectados muitos problemas de saúde, como cinomose, doença causada por um vírus que pode matar, além de hipotermia e sarna.
Depois de feito todo o tratamento, a pit bull não apresentou melhoras e nesta manhã morreu após detectarem falência múltipla dos órgãos. Depois disso, segundo a secretaria, ela foi sacrificada.
Contradições do caso
No primeiro atendimento dado à cadela, ainda no bairro Jardim Sol Nascente, a veterinária Rafaella Pennachi disse que o estado de saúde do animal era bom, mas que seria necessário fazer exames mais complexos. A assessoria de imprensa da Secretaria não respondeu em nota enviada ao G1 Piracicaba e Região sobre esta primeira análise.
Na semana passada, os moradores do bairro disseram ter feito pelo telefone 156 vários pedidos de ajuda. A veterinária informou no dia que não havia nenhum pedido em relação àquela pit bull. "São 300 chamados por dia e somos em poucos no CCZ”, argumentou.
Na época, a Secretaria Municipal de Saúde disse, pela assessoria de imprensa, que os chamados recebidos pelo 156 levam cerca de um dia para serem encaminhados ao setor responsável.
Fonte: G1 Piracicaba e Região