domingo, 13 de maio de 2012

[NEWS] Suspeita de gripe interdita hospital veterinário em Jaboticabal (SP)

Suspeita de gripe interdita hospital veterinário em Jaboticabal (SP)
LEANDRO MARTINS DE RIBEIRÃO PRETO

A suspeita de um surto de gripe equina em animais internados no hospital veterinário da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal (342 km de São Paulo) causou a interdição parcial da unidade.

Por causa da suspeita, estão proibidos de entrar no hospital veterinário outros equídeos --cavalos, burros, mulas e jumentos. A interdição foi determinada pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado e o objetivo é evitar a contaminação de mais animais.

De acordo com o médico veterinário José Correa de Lacerda Neto, supervisor do hospital, a suspeita de gripe foi observada há cerca de duas semanas, quando a unidade recebeu para atendimento um cavalo com quadro respiratório grave.

Pouco tempo depois, outros animais que estavam internados no hospital começaram a apresentar sintomas, quando a Defesa Agropecuária foi comunicada.

Segundo Lacerda Neto, dos 19 cavalos que estavam internados no hospital, 11 tiveram sintomas da doença na primeira semana. Outros de fora do hospital, que ficam na fazenda da faculdade, também ficaram doentes. Ao todo, a fazenda da instituição tem cerca de cem equinos. Nenhuma morte foi registrada.

Exames que irão comprovar se a doença é mesmo a gripe equina devem ficar prontos em cerca de duas semanas.

A DOENÇA

De acordo com o veterinário, a gripe equina acomete exclusivamente animais da espécie, não havendo nenhum risco para humanos.

O supervisor do hospital diz que há informações sobre a circulação da doença em fazendas da região de Jaboticabal e mesmo em outros pontos do Estado e do país.

A melhor forma de prevenção é a vacina. Os sintomas iniciais de animais infectados são corrimento nasal, tosse e febre alta, que podem evoluir para pneumonia e doenças cardíacas e musculares.

Embora seja de alta taxa de transmissão, a gripe equina tem baixo índice de letalidade, segundo o veterinário.

PALESTRA

Para orientar produtores e profissionais da área veterinária, a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal fará uma palestra sobre o assunto nesta terça-feira (8), às 20h.

O evento é gratuito e será na própria instituição, cujo endereço é via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, em Jaboticabal.

Fonte: Folha.com