quarta-feira, 16 de maio de 2012

Microchip – A impressão digital do seu Pet!


Plaquinha na coleria??? É coisa do passado!!! Imagina que com um custo mínimo comparado à dor de perder seu animalzinho, tu podes identificar seu pet pra vida toda, e garantir que ele volte pra tua casa caso ele se perca...

Cada vez mais se nota cartazes na rua de cães e gatos perdidos, mas isso pode deixar  de ser tão frequente... te liga ;)

O que é Microchip? Como ele é? Quais suas características principais?
Trata-se de um micro-circuito eletrônico, com tamanho aproximado de um grão de arroz, constituído de um código exclusivo e inalterável.
Por que adotar microchip para identificação dos animais?
O microchip é um método de identificação seguro, inviolável e permanente que garante a identificação do animal. O microchip serve como um atestado de que um determinado cão seja mesmo o cão em questão. A implantação do microchip, em animais de estimação, já é lei e obrigatoriedade em todo o estado de Santa Catarina.
Qual é a durabilidade do microchip?
O microchip não possui bateria e fica inativo a maior parte do tempo, sendo energizado apenas quando recebe um sinal enviado pela leitora. Após a aplicação, permanece com o animal por toda sua vida. Fornece seu número exclusivo toda vez que for “scaneado” pela leitora, enviando seu código que é mostrado no visor desta, sendo possível o envio da informação para um computador. Como o microchip não contém bateria, não há nada para se desgastar. Sua durabilidade é o tempo em que o biovidro demora em se decompor, ou seja, mais de 100 anos.
Como é feita a aplicação do microchip no animal?
Seu pequeno tamanho e forma permitem que sejam injetados no animal com uma seringa especial parecido aos aplicadores de vacinas, sendo a aplicação indolor.
A aplicação de microchip fere o animal?
Embora a agulha do aplicador de microchip tenha o diâmetro um pouco maior do que uma agulha de aplicador de vacina, os animais reagem da mesma maneira, sendo o procedimento indolor. O microchip é completamente biocompatível e inofensivo à saúde do animal.
O animal deve ser sedado para receber o microchip?
Não! Injetar microchip é um procedimento igual a aplicação de uma injeção comum. Anestesiar o animal não é requerido.
Qual é a melhor idade para aplicar o microchip em cães?
A aplicação pode ser feita já no 10º dia de vida, mas em regra geral é aplicado juntamente com a terceira dose da vacina Múltipla, ou seja, aos 3 meses de idade.

FONTE: http://www.totalvet.com.br/